Perdidos no sofá

9/17/2009 / 16:21 /



Um bom atlas (actualizado) é uma boa solução para começar uma viagem. Um daqueles em papel, com a primeira parte sobre o sistema solar e os planetas, os mapas do fundo do mar em falso relevo e o monte de páginas final com o indice toponímico que ninguém usa nunca.

Na fase seguinte, depois do atlas que se folheia tranquilamente no sofá, a melhor alternativa são os mapas iterativos na Internet: Google Maps / Google Earth, Virtual Earth, Via Michelin, Multimap, etc. as alternativas são muitas e a melhor forma de desenhar itinerários, calcular distâncias, encontrar pontos de interesse.

Quanto a mapas em papel, para quem precisa de sentir o mapa entre os dedos, de o riscar, assinalar e/ou de o transportar consigo, depende da parte do mundo onde queremos ir vadiar. Os "Michelin" cobrem o mundo todo embora nem sempre a escalas realmente úteis. Existem outras alternativa que cobrem o grande parte dos destinos mais exóticos, a ITMB publica cartas com boa escala de quase todo o planeta. Na América do sul, principalmente Brasil, Argentina, Chile e Paraguai recomendamos os mapas dos Guias Quatro Rodas brasileiros, muito completos e em vários formatos. O Instituto Geográfico Francês é outra fonte de mapas muito interessante, publica excelente cartografia de todos os países francófonos.

Algumas coisas mudaram desde os tempos de Álvaro Seco.

Etiquetas: ,

0 comentarios:

Enviar um comentário