Agua potável

10/30/2009 / 12:15 /


Um dos maiores receios em viagem é faltar a agua potável, preferir agua engarrafada é sempre boa ideia, mas quando não se encontra, o que devemos fazer? Será seguro beber água de poços ou dos rios? E os comprimidos e gotas purificadoras resultam? Não precisa ficar desesperado, beba um chá...

O método mais eficaz de purificação da água é o da fervura. A água deve ferver durante 15 minutos (20 minutos se estiver a grandes altitudes), e arrefecer lentamente sem a adição de gelo. Pode melhorar o sabor da água aproveitando a agua acabada de ferver e fazer um chá. Se a agua estiver muito turva ou escura, antes de a ferver filtre-a com uma t-shirt limpa ou um lenço, quanto mais espesso o "filtro" improvisado mais eficaz.



Os métodos químicos de purificação também resultam, o mais simples é a lixívia ou a tintura de iodo, algumas gotas desta ultima são suficientes, basta que a água fique ligeiramente amarelada e aguardar 30 minutos para o iodo fazer efeito. As pastilhas purificadoras normalmente compostas de 3 substâncias (iodo, permanganato de potássio e cloro), são próprias para combater as partículas orgânicas nocivas existentes na água, mas não anulam a necessidade de filtrar, alem disso provocam sabores pouco agradáveis na agua.

Pastilhas purificadoras e tintura de iodo devem fazer parte do estojo de primeiros socorros de qualquer viajante, nós na Motoxplorers acrescentamos sempre umas saquetas de chá ao nosso, mesmo que não seja necessário purificar a água, um chá sabe sempre bem.



Fotografias tiradas na viagem de reconhecimento da TransAmazonia Adventure Tour.

Etiquetas:

1 comentarios:

Anónimo on 31 de outubro de 2009 às 14:30

Estou cheio de vontade de ir numa aventura convosco...

Enviar um comentário