Primeiros dias da viagem a Guiné 2010

2/10/2010 / 00:17 /



Quem melhor que um participante para começar a falar de esta viagem?



O Jorge Serpa acompanha-nos nos muitos quilómetros desta viagem depois de ter feito muitas milhas a velejar pelo Mundo fora. A impressão do Jorge sobre os primeiros dias da viagem a Bissau da Motoxplorers.





"Em Laayoune, a antiga capital do Sahara Ocidental. Desde que saímos de Lisboa, já lá vão cerca de 2,150 km! Quanto ao trajecto, pode-se resumir dizendo que ele tem sido francamente bonito (especialmente a travessia do Atlas entre Marrakech e Agadir, e a parte à beira-mar a partir de Tan-Tan Plage.) Os stopovers têm sido sempre em cidades diferentes (Asilah, Marrakech, Sidi Ifni e agora Laayoune), e sempre em hotéis que de uma maneira ou outra nos deixaram lembranças. Para terminar com os “factos”, uma curta nota sobre a meteorologia: dois dias (os primeiros) com um tempo bastante aceitável, seguido de outros dois marcados por chuvas ocasionais.





Quanto às histórias, temos tido algumas, mas nada que não fosse de prever numa viagem deste tipo! Quanto às mais “reportáveis”, logo no primeiro dia tivemos alguns imprevistos com o processo alfandegário de saáda das motas da UE. Resultado: houve que alterar o programa e atravessar o estreito partindo de Algeciras (em vez de Tarifa.) Consequência: chegamos ao hotel em Asilah à meia-noite (isto é, com 3 horas de atraso em relação ao programa inicial... mas também, diga-se de passagem, o charme do hotel mais do que compensou a chatice!) Ainda relacionado com a paragem em Asilah, uma menção para a curta pista (cerca de 5 km) de acesso ao hotel, uma coisa “extremamente fácil de fazer, mesmo de noite”, disseram-me. Quando lá chegámos, as muitas chuvas que tinham caído nos dias anteriores tinham transformado a dita pista num lamaçal impressionante. Mas, no fim, todos chegámos ao hotel e todos de lá saímos (ainda que uns com mais lama nos fatos do que outros!) Depois foi uma mota que ficou na estrada sem bateria já à chegada a Marrakech (problema resolvido rapidamente no dia seguinte com a compra de uma bateria “muito parecida” com a original no souk da cidade.)



Para amanhã, temos uma etapa relativamente pequena ate Dakhla (530 km), marcada pela passagem no Boujdour (o nosso bem conhecido Cabo Bojador!)

Etiquetas:

0 comentarios:

Enviar um comentário