Balanço do Amitie 2010

5/19/2010 / 11:35 /

Decorreu em Marrocos de 30 de Abril a 7 de Maio a 23ª edição do Raid de l'Amitié, uma prova de navegação a roadbook este ano percorrendo as mais belas pistas do Anti-Atlas e da região do Sahara Ocidental. Desde 2007 que este Raid conta ininterruptamente com a participação da Motoxplorers e do CMX, seja na vertente de participação, preparação das motas, reportagem ou mesmo da formação e treino de participantes.



O Raid desenrolou-se entre Agadir e as pistas a sul de Laayoune, no Sahara Ocidental. Excelentes pistas, pouco exploradas e muito técnicas, a AIO, que organiza o Raid, está mais uma vez de parabéns.

Este ano a AIO apostou forte nas dunas, que foram bem mais extensas e difíceis que o habitual. Perto de Laayoune existem cordões dunares que deverão ser dos melhores de Marrocos, embora menos conhecidos que por exemplo o Erg Chebbi, os percursos de areia e dunas desta região surpreenderam os participantes com as areias finíssimas e traiçoeiras que enterravam a frente das motos como se estivessem a entrar dentro de água...(!)



E houve muita, muita areia, muitas dunas e dunetes espalhadas pelas etapas mais a sul. O pior, no entanto, foram as pistas de pedra, demolidoras, como nas anteriores edições, mas este ano com uma extensão brutal a levar os pilotos e as máquinas aos limites da exaustão.



Há sempre uma pérola no Raid, uma etapa rainha, um percurso com um grau de exigência nos limites da resistência mesmo dos mais bem preparados. Este ano foi tudo compactado na sétima e penúltima etapa entre Laayounne e Guelmin, com quase 500 kms. Começou por 50 kms de uma praia fantástica mas com a maré bem cheia, onde muitos carros atolaram e muitas motas desistiram. Saídos da praia, uma pista dificílima, onde ficaram mais uns quantos, até um percurso de 200 kms de alcatrão que tinha de ser feito a muito bom ritmo para quem queria chegar a tempo de não ser excluído da última parte da etapa, um percurso com mais pistas bem puxadas mas lindíssimas sempre junto ao mar e à falésia, e por fim a Plage Blanche, com uma entrada pela impressionante garganta da foz do Oeud Draa e com 70 kms para fazer pela praia desta vez com a maré bem baixinha a deixar uma pista de sonho com centenas de metros de largura e areia bem compacta: puro, puro, gozo :)

As classificações dos portugueses este ano ficaram um pouco abaixo do conseguido o ano passado, mas mesmo assim não deslustram os 37º, 39º e 40º lugares entre cerca de 200 participantes.

Luís Lourenço e Marco Costa, com duas motos preparadas pela Motoxplorers / CMX, agradecem a todos os que os apoiaram em mais esta participação, nomeadamente ao nosso parceiro F2R que forneceu os leitores de roadbook e os odómetros da ICO Racing, duas imprescindíveis e muito fiáveis ajudas para uma navegação eficiente.

Etiquetas:

0 comentarios:

Enviar um comentário