Copias digitais de documentos

3/06/2009 / 15:22 /


Estás sentado numa esplanada desfrutando do panorama numa rua qualquer num país remoto. Quando vais pagar a conta reparas que o teu passaporte não está no bolso em que devia estar. Nem em nenhum outro. Perdeste o passaporte!

Bem, antes de entrar em pânico terás de te informar onde fica a embaixada ou consulado de Portugal mais próximo... e a palavra próximo pode significar várias centenas de quilómetros. Para fazer esse caminho pode ser uma grande ajuda ter uma cópia de documentos importantes para te identificares, a ti e á tua moto. Essas cópias não são consideradas legais mas vão conseguir facilitar os trâmites no caso de um controlo da polícia ou na recepção de um hotel.

Em vez de levar essas cópias em papel, a nossa recomendação é fazer cópias digitais (mediante câmara fotográfica ou scanner) dos documentos importantes de viagem como o passaporte, livrete da moto, vistos, etc. Depois colocas esses arquivos nalgum sítio privado da net, por exemplo podes enviar um email a ti mesmo com os arquivos em anexo, ou armazenar numa conta de Flickr. Desta maneira, em caso de perder os originais sempre podes ir a um cyber-café (felizmente abundantes em todas as cidades do planeta) e imprimir esses documentos.

Etiquetas:

0 comentarios:

Enviar um comentário