As estrelas de Bissau

6/16/2009 / 10:28 /

.
Bissau é uma cidade escura, não há luz nas ruas, não há luz nas casas, as únicas luzes que existem são as do ceu. Provavelmente, Bissau é a capital mais estrelada do planeta. É certo que existem cada vez mais geradores na cidade, cada vez mais casas electrificadas por estes barulhentos fornecedores de energia, mas aqui, no chão de Bissau a verdadeira luz vem das pessoas. Guineenses e voluntários portugueses que corajosamente lutam contra as carências deste pais.

.

É incrível como conseguem gerir a carência de bens tão essenciais, como conseguem manter a alegria, a simpatia genuína, a hospitalidade generosa quando lhes falta tudo, praticamente tudo. O pouco que existe está avariado, não funciona, está destruído, incluindo agora a estabilidade do próprio país.

.

Já conhecíamos algumas destas realidades, tanto aqui na Guiné, como noutras regiões por onde já viajámos, por isso a Motoxplorers associou-se à ONG Atlas para de alguma forma contribuir para melhorar um pouco a vida destas pessoas.

Nesta viagem trouxemos vários livros cedidos pela Porto Editora e recolhidos pela Atlas. Viajaram connosco desde Lisboa, atravessaram o Sahara, a Mauritânia, o Senegal e agora vão contribuir para melhorar um pouco o estudo de alguns jovens deste pais.
.

Ontem, tal como previsto, entregamos os livros no Liceu principal de Bissau. Nesta distribuição fomos auxiliados pela Cooperação Portuguesa e pelo embaixador de Portugal. A sensação foi fantástica mas soube a pouco, queremos trazer mais, oferecer mais, mais livros, mais equipamentos, mais ajuda a este povo que bem merece.

Tal como a Motoxplorers a Atlas é uma instituição jovem, cheia de energia e de vontade de fazer mais e melhor, por isso esta será a primeira de muitas colaborações que esperamos venham a espalhar alguma alegria por onde formos passando.

.

A Atlas e uma ONG nacional que procura criar alavancas de desenvolvimento humano sustentável, desligada de qualquer filiação politica ou religiosa. Podem visitar o site oficial em www.atlaspeople.net

.

Etiquetas:

2 comentarios:

Anónimo on 17 de junho de 2009 às 17:09

Sempre em grande seus vadios.
Parabéns pelo bom trabalho realizado.
Um abraço e até ao vosso regresso.

António Caldeira

Anónimo on 17 de junho de 2009 às 18:54

Um Grande Abraço

Parabens a Todos


Rui Baltazar

Enviar um comentário