Hasta la vista Yucatan

11/17/2009 / 21:42 /



Viajar de moto no México é bom. Sente-se aquela tranquilidade tropical, uma calma que se respira por toda a península de Yucatan.



Toda a região está rendada por excelentes estradas que nos levam rápida e seguramente a percorrer toda a peninsula.



A gasolina é barata, menos de metade do que custa em Portugal e por todo o lado existem pequenos restaurantes e "taquerias" que garantem sempre paragens saborosas.



Os condutores são bem mais calmos do que prevíamos, fazem sinais, deixam passar e cumprem rigorosamente os limites de velocidade, ao principio é estranho, agora já entrámos no ritmo





Mesmo as cidades são agradáveis, todas tem a sua praça principal, normalmente onde fica a igreja matriz e os palacetes coloniais, ao fim de tarde enchem-se com gente colorida e simpática.



A matricula da moto é dos Estados Unidos e talvez por isso somos muitas vezes interpolados para saber donde vimos, à quanto tempo andamos na estrada.



Assim nesse ritmo calmo cumprimos os últimos 400 quilómetros desta viagem, parando em pequenas tasquinhas ou restaurantes de beira de estrada.



Pela primeira vez vez rodámos de noite, a via rápida que nos leva de volta ao hotel é iluminada e já nossa conhecida por isso não temos pressa, aproveitamos o ultimo dia de viagem até ao fim.



Na verdade não é o ultimo dia, ainda temos um dia inteiro de descanso antes de embarcar no voo que nos levará a casa, mas vai ser passado no hotel e esse não conta como viagem.



Esta foi a primeira vez que nos hospedámos num hotel "all inclusive" onde uma pulseira colorida nos paga todas as despesas. Confesso que sempre achei o conceito resort uma não viagem, algo que não nos permite sentir verdadeiramente o pais que estamos a visitar.



Decididamente perdi o preconceito que tinha relativamente este tipo de viagens em pacote, sem duvida que podem ser a solução mais adequada para alguns destinos, e são sem sombra de duvida o poiso ideal para começar e terminar uma viagem em autonomia.



Tudo depende da nossa postura a viajar, ou seguimos as regras e ficamos nas resorts a torrar e a fazer excursões em rebanho, ou definimos as nossas próprias regras e descobrimos locais como o restaurante do Pedro e as suas deliciosas lagostas em Mahahual.



Neste ultimo dia aproveitei o que podia no hotel, logo cedo fiz 2 mergulhos num recife na ilha de Cozumel, o resto do dia passei a velejar com um pequeno catamaran, ambas actividades incluídas na minha magnifica pulseira verde alface.



O voo de regresso a Madrid correu bem, já o de Madrid para Lisboa foi algo complicado, as companhias low cost não gostam muito de motociclistas, insistem que só podemos levar um volume na cabine e que o capacete tem de ir na mala, com um bocadinho de imaginação conseguimos calar a assistente de bordo.

Etiquetas:

0 comentarios:

Enviar um comentário