Mosquitos

11/13/2009 / 22:07 /

São provavelmente a principal razão porque existem tantas cidades Mayas abandonadas por toda a península de Yucatan.

São milhares, milhões, biliões de mosquitos por todo o lado, na costa a coisa passa mais despercebida, só mesmo ao principio e fim do dia marcam presença, mas quando avançamos para o interior eles são Reis e senhores de todas as sombras.

Um frasco de repelente consegue durar 3 dias no máximo mas mesmo barrado com repelente quando paramos numa pista, algures no interior de uma qualquer floresta, é difícil ter algum conforto para poder fotografar com alguma calma as magnificas paisagens que temos visto.

Praticamente em todas as antigas cidades Mayas que visitamos ouvimos o guia dizer que a cidade foi abandonada algures e não se sabe ao certo porquê, na minha opinião a razão não poderia ser mais óbvia; mosquitos!! Por isso eles emigraram para a costa onde há menos, e quando os há, vale tudo para os combater, até dentadas...

Voltando à viagem, começamos o dia com uma visita a Ek'Balam, outro tesouro Maya, este é famoso pelas suas esculturas enormes extraordinariamente preservadas e pelo túmulo ricamente decorado de um dos mais importantes reis Mayas.

Seguimos então pela Ruta Puuc, uma sequência de locais arqueológicos que nos leva a outra das pérolas Mayas desta terra, Uxmal. As pistas são estranhamente fáceis, os mexicanos utilizam uma espécie de cascalho branco para forrar tudo o que é estrada sem asfalto no meio da floresta,

calculo que seja para impedir a lama criada pela quantidade de água que esta região recebe, o certo é que já encontrámos este tipo de piso em todas as pistas que já fizemos.

Pelo caminho encontrámos vários "cenotes" grutas inundadas de agua doce absurdamente transparente que corre por rios subterrâneos ao longo de todos os cantos da península. Escolhemos um e decidi-mo-nos refrescar,

aqui tudo se paga, os indígenas exploram todas as potenciais atracções e este mergulho não foi excepção, 10 pesos (aprox 60 centimos) foi o que nos pediu o feroz guardião maya que nos alugou a sua piscina natural particular.

A noite cai cedo por estas latitudes e já com o sol a querer ir embora chegámos à reserva da Biosfera de Calakmul

Já escolhemos o local para dormir, chama-se Rio Bec e fica a 8 quilómetros de Xpujil onde viemos encontrar internet, são 7 da tarde e é noite escura, o GPS diz que estamos a cerca de 70 kms da Guatemala e pouco mais de 80 do Belize,

amanhã vamos ver as famosas ruínas de Calakmul e tentar descobrir se a pista que nos leva lá tem continuação para sul...