Bienvenidos a la Selva

11/12/2010 / 00:24 /

Ao longe uma silhueta corta o horizonte, ergue-se imponente e quase assustadora de tão alta.... chegámos às montanhas dos Chiapas.



Toda a planície de Yucatan é plana, as únicas elevações são as construções Mayas. Uxmal, foi construída precisamente no ponto mais alto da península e isso contribui e muito para a sua beleza.



No entanto o que destaca Uxmal de outros locais arqueológicos são sem duvida a perfeição e detalhe dos baixos relevos e esculturas que encontramos nos seus preservados edifícios.



Seguimos para a costa do golfo até à cidade que dá nome a esta província, Campeche. Os seu centro histórico, repleto de casarões coloniais e cercado por uma longa e preservada muralha, chamou a atenção da Unesco que a considerou património da humanidade.



Este é aliás o 3º local com esta classificação Unesco que visitamos em 3 dias. Chichen Itza, Uxmal e agora Campeche.





Descemos a costa do golfo acompanhados por dezenas de pelicanos enquanto o sol desce sobre o mar.



Por aqui o dia começa e termina cedo, são 12 horas certinhas de luz, das 6 às 6, algo que nos faz terminar a jornada diária quando o sol toca no horizonte.



Dormimos num hotel mexicano na praia de Isla Aguada, à nossa volta estende-se a enorme Laguna de Terminos, um complexo de mangues, praias, lagoas e pântanos que alberga um dos mais ricos parques naturais do México.



Entramos em Tabasco e o "Pantanal Mexicano" continua, é impressionante a semelhança com o seu mais famoso irmão brasileiro.



Tabasco tem várias atracções mas as enormes cabeças Olmecas são sem duvida a maior de todas elas.



Esta civilização que precedeu os Mayas e viveu por esta região em 700AC deixou-nos extraordinárias esculturas e enormes cabeças mas pouca ou nenhuma inscrição pelo que a sua historia continua ainda envolvida num intrigante mistério.



Agora estamos em San Cristobal de las Casas, a capital da selva Lacandone encaixada no meio das montanhas dos Chiapas.



Para cá chegar tivemos a etapa mais longa e dura desta viagem, 460 quilómetros de estrada de montanha que ultrapassam os 2000 metros de altitude.



Estrada que muitas vezes deixou de existir depois de desabamentos que levaram tudo para o violento rio que corre no fundo do vale.



Depois de um dia duro merecemos o primeiro dia de descanso, vamos descansar, beber uma tequilas e desfrutar de todas as mordomias da fantástica Hacienda Museu Na Bolom.



Etiquetas: ,

3 comentarios:

Anónimo on 12 de novembro de 2010 às 15:06

Magnifico passeio.Magnificas fotos.Fernandinho,não te esqueças de nós pois a ver pelas fotos,não deve ser dificil.Fico feliz por poderem estar a usufruir desse passeio.Parabéns.Bjinhos.Esperamos mais reportagens.Familia Moreira

Anónimo on 13 de novembro de 2010 às 22:19

Não sei como vc consegue... mas está sempre a se superar... beijos com saudades...

Anónimo on 18 de novembro de 2010 às 15:01

Aventureiros de Torres Novas, não deixaram instruções ao motorista para o vosso regresso, será que estão a pensar ficar por ai? ... aguardo instruções dia 23 a que horas?

Enviar um comentário