O Éden Lacandone

11/15/2010 / 02:53 /



Se há lugar onde a perfeição entre o homem e a natureza é pura, então é aqui.
Passámos os últimos 3 dias a cruzar toda a selva lacandone, das altas montanhas dos Chiapas ao parque natural de los montes azules na fronteira com a Guatemala.



Descansámos durante um dia em San Cristobal de Las Casa, a capital Zapatista, uma cidade com uma vibração incrível reunindo indígenas de variadas etnias, campesinos das montanhas e viajantes de todos os cantos do mundo.



O dia de descanso não foi assim tão descansado, todos optaram pela visita ao Canon del Sumidero, um canyon com paredões com mais de 1000 metros de altura que estrangulam um rio repleto de vida selvagem.



Voltámos à estrada para um dia relaxado. Apenas 200 quilómetros até Palenque atravessando as montanhas forradas de floresta.



Almoçamos nas cascatas Agua Azul, uma sequência de rápidos e cascatas de agua turquesa envolvida em selva pura.



Depois foi altura de nos refrescarmos na cascata Misol-Ha, uma queda de água simplesmente perfeita.



Chegamos a Palenque ao por do sol, um local famoso entre comunidades hippies e viajantes de todas as origens que povoam a selva ao redor das famosas ruinas. Depois de jantar tivemos direito a um espectáculo de dança e fogo ao som de tambores e flautas inebriantes.



Adormecemos ao som dos nosso vizinhos macacos uivadores que habitam na floresta bem atrás das cabanas onde estamos alojados.



As ruínas de Palenque são das mais importantes do mundo Maya. Embrenhadas no interior da selva.



Ontem avançamos ainda mais para dentro da selva Lacandone, cruzámos a reserva da Biosfera dos Montes Azules na direcção das ultimas aldeias puras Lacandones, a unica etnia nativa que nunca foi conquistada pelos colonizadores espanhóis.



Na pequena aldeia de Nahá, a mais preservada comunidade indígena com menos de 400 indivíduos, conhecemos o seu líder espiritual e ficámos a saber que o seu verdadeiro nome é hach winik "homens verdadeiros" e que são descendentes directos da antiga civilização maya, mantendo até hoje muitas das suas divindades e cerimonias.



Chegámos cansados mas muito satisfeitos ao Campamento Rio Lacanja, um Eco-lodge criado e gerido por Lacandones. Amanhã vamos ter outro dia duro, vamos para a Guatemala.

Etiquetas: ,

1 comentarios:

Anónimo on 18 de novembro de 2010 às 16:18

NEM COMENTO....DE FACTO VÃO PRECISAR DE UMAS FÉRIAS QUANDO TUDO ISSO AVABAR....SÓ PARA SE HABITUAREM A OUTRA SELVA...A DAQUI.LOL BJINHOS MANA XÓXÓ

Enviar um comentário