Brasil best of!

8/24/2011 / 10:37 /

É definitivamente presunçoso tentar reunir um best of deste país continente chamado Brasil. A incrível diversidade das terras de Vera Cruz tem obrigatoriamente de ser dividida em várias viagens.



Desta vez optámos por olhar com mais atenção para a região Sudoeste onde encontramos uma das rotas mais históricas do país. A Estrada Real!

Criada pela Coroa Portuguesa no século XVI este conjunto de vias e caminhos tinham o objectivo escoar o ouro e diamantes provenientes do interior de Minas Gerais para a costa Atlântica onde era contabilizado e embarcado para o Velho Continente.



Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao Porto de Paraty, mas o trajecto original foi alterado em finais do século XVI para que o escoamento fosse mais facilmente controlado pela Coroa, evitando desvios e o não-pagamento de tributos.
O “caminho novo” passou a ligar Villa Rica ao porto do Rio de Janeiro enquanto que a rota de Paraty passou a ser conhecida como o “caminho velho”.



Devido à grande movimentação de pessoas, mercadorias e riquezas, intensificou-se o processo de povoamento da região, dando origem a vilas e cidades, como Tiradentes, Congonhas e Mariana, criadas à beira do percurso oficial e hoje famosas pela sua bela e preservada arquitectura colonial.



Redescobrir o Caminho Real é o desafio a que nos propomos, não nos vamos limitar a repetir o caminho dos tropeiros, vamos explorar locais pelo caminho que mesmo não fazendo parte do roteiro oficial, merecem uma visita.



Por isso mesmo começamos logo por "inventar" um novo ponto de partida. Começamos a viagem em Trindade, uma península repleta de baías e praias perfeitas a pouca distancia de Paraty.



E como para conhecer o melhor caminho há que explorar muitos, vamos lá...




Etiquetas: ,

0 comentarios:

Enviar um comentário