Devolvendo o Ouro

3/09/2012 / 11:50 /



Já desistimos de procurar ouro, em vez disso temos deixado euros ao longo da Estrada Real, não tanto para compensar o metal dourado que os nossos antepassados levaram daqui...



mas porque o Brasil alem de extraordináriamente bonito está algo caro para os pobres portugueses do século XXI :)



Brincadeiras à parte a verdade é que não podemos deixar de sentir algum orgulho lusitano pelas belas cidades que deixámos por este caminho.



Ouro Preto é a prova de que não nos limitámos a levar ouro, é óbvio que como qualquer povo colonizador fizemos muita maldade, mas também é verdade que de todos os colonizadores fomos provavelmente os menos maus.



O Ouro foi praticamente uma desculpa para nos misturarmos racialmente com tudo o que é raça, ele foi índias, negras e mulatas, misturas que deram origem a um dos povos mais bonitos e alegres do planeta.



Passámos um dia inteiro em Ouro Preto e Mariana, as pérolas da época do Ouro na região de Minas Gerais. Visitámos igrejas, museus e antigas minas, conhecemos o Aleijadinho e sua obra e terminámos mais um dia de descanso num verdadeiro baile sertanejo.



O dia seguinte foi inteiro passado na bela estrada que desce de volta para a costa. Estamos agora no "Caminho Real Novo" a segunda versão desta historica rota que desce das montanhas para a baía da Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro.



Antes porem vamos fazer uma paragem na cidade de Petropolis, a Sintra do Brasil. Se Reis e nobres escolhiam o fresco desta cidade de montanha para refrescar do calor tropical, porque raio 8 portugueses empoeirados não podem fazer o mesmo :)



Amanhã voltamos à estrada a caminho de Búzios... lá não passa o Caminho do Ouro mas precisamos de um mergulho para limpar o pó!!

0 comentarios:

Enviar um comentário