Já desistimos de procurar ouro, em vez disso temos deixado euros ao longo da Estrada Real, não tanto para compensar o metal dourado que os nossos antepassados levaram daqui...
mas porque o Brasil alem de extraordináriamente bonito está algo caro para os pobres portugueses do século XXI :)
Brincadeiras à parte a verdade é que não podemos deixar de sentir algum orgulho lusitano pelas belas cidades que deixámos por este caminho.
Ouro Preto é a prova de que não nos limitámos a levar ouro, é óbvio que como qualquer povo colonizador fizemos muita maldade, mas também é verdade que de todos os colonizadores fomos provavelmente os menos maus.
O Ouro foi praticamente uma desculpa para nos misturarmos racialmente com tudo o que é raça, ele foi índias, negras e mulatas, misturas que deram origem a um dos povos mais bonitos e alegres do planeta.
Passámos um dia inteiro em Ouro Preto e Mariana, as pérolas da época do Ouro na região de Minas Gerais. Visitámos igrejas, museus e antigas minas, conhecemos o Aleijadinho e sua obra e terminámos mais um dia de descanso num verdadeiro baile sertanejo.
O dia seguinte foi inteiro passado na bela estrada que desce de volta para a costa. Estamos agora no "Caminho Real Novo" a segunda versão desta historica rota que desce das montanhas para a baía da Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro.
Antes porem vamos fazer uma paragem na cidade de Petropolis, a Sintra do Brasil. Se Reis e nobres escolhiam o fresco desta cidade de montanha para refrescar do calor tropical, porque raio 8 portugueses empoeirados não podem fazer o mesmo :)
Amanhã voltamos à estrada a caminho de Búzios... lá não passa o Caminho do Ouro mas precisamos de um mergulho para limpar o pó!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentarios:
Enviar um comentário