Dinheiro em viagem

11/29/2009 / 15:47 /



A primeira coisa a registar é que o Euro está rapidamente a tornar-se a moeda referencia no mundo, sendo muitas vezes preferido ao dólar. Isto veio facilitar e muito os viajantes europeus, euros são facilmente trocados em todo lado, e até aceites como forma de pagamento quando não temos moeda local.



Um volume de euros em cash são portanto obrigatórios em viagem. Este dinheiro deve no entanto ser reservado para situações onde não nos é possível encontrar dinheiro local, ou para emergencias em que possamos precisar de dinheiro rapidamente.



Para reservarmos então este dinheiro é preferível após cada fronteira recorrer aos ATM's. Ao contrário do que possam pensar, conseguimos encontrar ATMs em locais incrivelmente remotos e pequenos, são cada vez mais comuns e a forma mais cómoda de aceder a moeda local.



Mesmo que não existam ATM's imediatamente depois da fronteira, normalmente na primeira vila ou cidade pequena já existem. É por isso boa ideia ir prevenido em termos de gasolina e alimentação para não precisar de dinheiro até à próxima cidade.
O melhor cambio no entanto consegue-se no "mercado negro" mas trocar dinheiro na rua pode ser perigoso e implica ter uma reserva maior em euros, é algo que não recomendamos.



As casas de cambio são normalmente mais seguras e normalmente conseguem taxas melhores que os bancos. São muito vulgares na America Central e na America do Sul.
Seja a nossa reserva de Euros ou a moeda local devemos ter sempre o cuidado de a dividir por vários locais, quer na moto, quer no nosso vestuário ou bagagem. Evitamos assim chamar a atenção com grandes maços de notas, ao mesmo tempo que nos prevenimos de ficar sem todo o dinheiro num potencial assalto. O mesmo deve ser feito com os cartões MB e de crédito.



Por fim, ter notas pequenas e algumas moedas à mão dá sempre muito jeito, nas cidades e principalmente nas fronteiras a expressão "só tenho isto.." muitas vezes funciona.

Etiquetas:

0 comentarios:

Enviar um comentário