Da ribeira de um oásis ao cume de uma duna

4/05/2010 / 11:01 /

Continua o relato José Aguiar:



Bem dormidos! Assim se inicia o dia no Maison d`Hôte, um bed and breakfast acolhedor que tem função de suporte financeiro da escola local. Pequeno almoço em mesa baixa, sentados em almofadas e convenientemente descalços à entrada da ampla sala ... gostoso!
Iniciamos um passeio pelo oásis onde cada bocado é aproveitado para cultivo e nas ruas ladeadas pelas típicas casas de adobe, somos saudados por gente fraterna e acolhedora. Serpenteando, subimos ao topo de um dos lados do desfiladeiro que ladeia o oásis, após um trilho ¨off-road¨ estimulante, para desfrutar de visão larga, deslumbrante!



Acompanhando o Ziz e os seus oásis seguimos em planalto amplo ladeados ao longe por montanhas que nos aconchegam ... passando Erfoud e Rissani ... palmeirais mesclados de adobe das casas e gentes locais que se cruzam connosco e saúdam, até entrarmos na estrada que nos levará a Merzouga e ao belo Erg Chebbi ... aí o silêncio, o vento, a velocidade na moto ... o sentir-se cavaleiro do "Paris - Dakar" pois o cenário que nos envolve permite sonhar!


Assim damos um pouco de "calor" ás máquinas enquanto desfilamos por castanhos escuros e claros, cinzentos e pretos de trilhos e espaços que nos ladeiam e ... as dunas do Erg Chebbi ... lá ao fundo vão surgindo formas que crescem e dão lugar ás construções junto ás dunas e por pistas de terra onde levantamos um rasto de pó á nossa passagem, saudação de viajante de fora de estrada ... e eis-nos no Augerge Atlas du Sable... mas arrancámos de novo para descobrir o gozo de rolar num lago "seco" e de refrescar a mente e o corpo num outro lago cheio de água ... no deserto?


Mais pistas e de novo o Auberge para avançarmos para as dunas do Erg Chebbi uns de jipe, outros de camelo qual Laurence de Marrocos e abraçarmos a grandiosidade e beleza das dunas. Cai o dia e as alterações que a luminosidade que se poe proporciona é arrebatadora ... uma palete de cores que misturadas pelo vento oferece ás gentes que se sentam ao colo do Erg Chebbi o conforto e a paz que só mesmo o nascer do dia e a "luz" que se acende de novo poderá possivelmente superar.

Etiquetas:

0 comentarios:

Enviar um comentário